Índice europeu de ações cai com dado decepcionante dos EUA e balanços fracos

Por Danilo Masoni e Sudip Kar-Gupta

MILÃO/LONDRES (Reuters) - O principal índice de ações europeias teve forte queda nesta quarta-feira conforme dados econômicos decepcionantes dos Estados Unidos minaram ainda mais o humor já prejudicado por fracos resultados corporativos.

O índice pan-europeu FTSEurofirst 300 fechou em queda de 1,64 por cento, aos 1.295 pontos, levando a baixa acumulada no ano a quase 10 por cento.

Dados mostraram que o setor de serviços nos EUA desacelerou mais que o esperado em janeiro, aumentando as preocupações de que a fraqueza no setor industrial esteja se espalhando para outras áreas.

"O humor piorou de forma significativa e está sendo minado por crescentes preocupações em relação ao crescimento econômico abrangendo da China aos Estados Unidos, onde sinais iniciais de uma possível recessão começam a surgir", disse o analista da JCI Emanuele Rigamonti.

As ações da estatal finlandesa de serviços públicos Fortum despencaram 13 por cento após o lucro da empresa no quarto trimestre ter caído mais do que o esperado.

Entretanto, os papéis da Syngenta subiram 2,7 por cento após a estatal chinesa ChemChina dizer que vai comprar a companhia suíça por 43 bilhões de dólares, na maior aquisição internacional da história por uma companhia chinesa.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 1,43 por cento, a 5.837 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,53 por cento, a 9.434 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,33 por cento, a 4.226 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 2,85 por cento, a 17.412 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 2,51 por cento, a 8.314 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,17 por cento, a 4.923 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos