Papa Francisco exorta México a combater corrupção e violência do narcotráfico

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Os mexicanos devem combater a corrupção e a violência dos cartéis de drogas, instou o papa Francisco nesta quarta-feira, poucos dias antes de embarcar para sua primeira visita como pontífice a algumas das regiões do México mais afetadas pela violência.

Assolado pela corrupção endêmica e pela brutalidade do narcotráfico, que já matou bem mais de 100 mil pessoas na última década, o México ainda sofre com as sequelas dos escândalos de conflito de interesses do governo do presidente Enrique Peña Nieto.

O destino de 43 estudantes sequestrados e aparentemente massacrados no final de 2014, um crime que chocou o país e o mundo, ainda está envolto em mistério, já que as autoridades foram incapazes de solucionar o caso.

"O México da violência, o México da corrupção, o México do tráfico de drogas, o México dos cartéis não é o México que nossa Mãe quer", afirmou o papa em um vídeo divulgado pelo Vaticano em resposta a uma série de perguntas submetidas pelo público. Ele se referia a Nossa Senhora de Guadalupe, que os católicos veneram como padroeira do México.

"É claro que não quero encobrir nada disso, pelo contrário, eu os exorto a lutarem todos os dias contra a violência, contra o tráfico, contra a guerra, contra a divisão, contra o crime organizado, contra o tráfico humano".

Durante sua visita de cinco dias a partir de 12 de fevereiro, o líder religioso irá realizar uma missa para a comunidade indígena de Chiapas, o Estado mais pobre da nação, conversar com jovens de Morelia, capital de Michoacán, Estado devastado pela violência, e encerrar seu giro com uma grande missa na cidade fronteiriça de Ciudad Juárez, que já teve uma das maiores taxas de homicídio per capita do mundo.

(Por Philip Pullella)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos