Frente Nacional da França reafirma posição antieuro

PARIS (Reuters) - A Frente Nacional da França mantém sua oposição ao euro, disse seu secretário geral neste domingo, após autoridades se encontrarem para discutir a estratégia do partido antes da corrida presidencial do próximo ano.

Críticas da posição antieuro da Frente Nacional começaram a crescer entre representantes do partido, que temem que a posição seja a motivo principal pelo qual o partido não consegue converter aumento de popularidade em vitórias nas eleições.

"Nós precisamos retomar a moeda que é uma ferramenta para nossa economia", disse ao canal iTele o secretário geral da Frente Nacional, Nicolas Bay.

"Nós temos um sistema que não é viável, que é contra nossos interesses, nós temos uma balança comercial com déficit de dezenas de bilhões de euros, obviamente seria do nosso interesse ter uma moeda mais fraca", disse ele.

Bay disse que o partido não vai impor uma saída repentina da zona do euro que a situação seria submetida a um referendo.

Em um comunicado, o partido disse que as principais linhas da política foram reafirmadas na reunião, incluindo a soberania nacional, econômica e monetária.

(Por Sybille de La Hamaide)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos