Índice europeu de ações cai pressionado por preços de petróleo

Por Danilo Masoni e Atul Prakash

MILÃO/LONDRES (Reuters) - O principal índice de ações europeias caiu nesta terça-feira, puxado pela queda dos preços do petróleo e dados corporativas decepcionantes do banco Standard Chartered e da BHP Billiton, mas as expectativas de fusões impulsionaram as ações de bolsas de valores.

O índice FTSEurofirst 300 fechou com queda de 1,32 por cento, a 1.289 pontos, após atingir a máxima de duas semanas na segunda-feira. O índice ampliou as perdas vistas mais cedo no fim dos negócios, conforme os preços do petróleo caíram mais após o ministro saudita do petróleo descartar qualquer corte na produção.

O Standard Chartered caiu 6,7 por cento após o banco focado em mercados emergentes divulgar queda de 84 por cento em seu lucro, prejudicado pelos mercados financeiros globais mais fracos, o tombo dos preços das commodities e o aumento dos prejuízos com empréstimos.

As ações da mineradora BHP Billiton recuaram 6 por cento após a companhia cortar seus dividendos interinos em 75 por cento, abandonando a política de longa duração de manter igual ou aumentar os pagamentos, e também depois de divulgar seu prejuízo líquido em mais de 16 anos.

Notícias de que a Deutsche Boerse e a London Stock Exchange "estão em negociações de fusão" fizeram suas ações disparar 3,22 e 13,7 por cento, respectivamente, também levantando as ações de outros operadores de valores mobiliários como o Euronext e o BME espanhol.

. Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 1,25 por cento, a 5.962 pontos.

. Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,64 por cento, a 9.416 pontos.

. Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,40 por cento, a 4.238 pontos.

. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,95 por cento, a 17.163 pontos.

. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,42 por cento, a 8.267 pontos.

. Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 2,31 por cento, a 4.673 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos