Governo precisa do PT e o PT precisa do governo, diz ministro

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Em um quadro de crescentes divergências entre o PT e o governo da presidente Dilma Rousseff, o ministro da Secretária da Comunicação Social, Edinho Silva, disse nesta sexta-feira que o partido e a administração federal precisam estar unidos diante da crise vivida pelo país.

"O momento do país é difícil... o governo precisa do PT, e o PT do governo. O governo não irá tirar o Brasil da crise se o PT não tiver protagonismo, e o PT não irá superar a sua crise sem o governo ", disse o ministro a jornalistas ao chegar ao encontro do Diretório Nacional do PT, realizado no Rio de Janeiro.

Sobre a possível ausência de Dilma no encontro do partido, que também marca o aniversário de 36 anos do PT, o ministro negou qualquer desgaste. Edinho não descartou totalmente que ela não estará presente e disse que Dilma ainda tenta "adequar" a agenda. A presidente está no Chile nesta sexta-feira.

O partido deve divulgar um documento ao fim do encontro com propostas para tirar o país da crise econômica, mas muitas dessas medidas vão contra o esforço do governo para cortar gastos e enxugar o Orçamento.

"Não há embate, mas somos um governo de coalizão que tem sempre que conversar, negociar e compor", disse Edinho.

Para Edinho, a oposição está criando um clima de rivalidade ao usar as investigações da operação Lava Jato para acirrar a disputa política.

"A investigação é muitas vezes usada por setores da oposição...  que se apropriam da investigação para fazer luta política", afirmou o ministro. "Isso é nítido e evidente."

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos