Moody's corta perspectiva da China para "negativa", cita reforma e riscos fiscais

  • © Mike Segar / Reuters

XANGAI (Reuters) - A agência de classificação de risco Moody's reduziu sua perspectiva para a dívida pública da China para "negativa", de "estável", nesta quarta-feira, citando as incertezas sobre a capacidade das autoridades de implementar reformas, a alta da dívida e a queda das reservas do governo.

A decisão da Moody's veio alguns dias antes de o Congresso Nacional do Povo votar o 13º plano quinquenal da China, aguardado projeto de desenvolvimento dos próximos cinco anos, que as autoridades começaram a esboçar formalmente em 2015.

Analistas vão avaliar o texto final do congresso atrás de pistas sobre a trajetória provável da reforma e do pensamento das autoridades sobre a estratégia apropriada de crescimento para o país - fatores importantes destacados pela Moody's no relatório divulgado nesta quarta-feira.

"Sem reformas confiáveis e eficientes, o crescimento do PIB da China vai desacelerar de forma acentuada uma vez que o alto peso da dívida afeta o investimento empresarial e a demografia se torna cada vez mais desfavorável. A dívida do governo vai aumentar com mais força do que atualmente esperamos", disse a Moody's.

A agência disse que o rebaixamento foi provocado pelas expectativas de que a força fiscal do país continuará a diminuir, como também suas reservas cambiais, que já encolheram em 762 bilhões de dólares nos últimos 18 meses.

Ela também disse que a credibilidade das autoridades está em risco de ser prejudicada pela implementação incompleta ou reversão parcial de algumas reformas.

A agência, entretanto, confirmou a classificação "Aa3" do país, citando que as reservas consideráveis da China deram ao país tempo para implementar reformas e lidar gradualmente com os desequilíbrios econômicos.

(Reportagem por Brenda Goh em Xangai e Rishika Sadam em Bengaluru, reportagem adicional por John Ruwitch, Nathaniel Taplin, Michelle Price, Umesh Desai e Elzio Barreto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos