Ações europeias sobem após dados dos EUA, lideradas por mineradoras e automobilísticas

Por Danilo Masoni

MILÃO/LONDRES (Reuters) - As ações europeias subiram nesta sexta-feira após dados fortes de emprego dos Estados Unidos aliviarem as preocupações de uma possível recessão na maior economia do mundo, com as mineradoras impulsionadas pela alta dos preços dos metais e os papéis de automobilísticas registrando o sétimo dia de ganhos seguidos.

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 teve alta de 0,68 por cento, a 1.344 pontos, registrando a terceira semana de ganhos, enquanto o índice de blue chips da zona do euro Euro Stoxx 50 subiu 0,81 por cento.

A criação de postos de trabalho nos EUA subiu em fevereiro, no sinal mais claro até agora da força do mercado de trabalho, que pode aliviar ainda mais as preocupações com a economia e permitir que o Federal Reserve, banco central do país, eleve os juros gradualmente.

As ações das mineradoras Glencore, Anglo American, BHP Billiton, Antofagasta e Rio Tinto subiram entre 5,9 e 11,9 por cento, ajudadas pelo avanço nos preços dos principais metais industriais.

Os papéis de automobilística também subiram, pela sétima sessão seguida, liderados pelo avanço de 4,2 por cento da alemã Volkswagen.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 1,13 por cento, a 6.199 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,74 por cento, a 9.824 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,92 por cento, a 4.456 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,38 por cento, a 18.278 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,51 por cento, a 8.811 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,24 por cento, a 4.951 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos