Produção de veículos no Brasil em fevereiro cai 12,5% sobre janeiro, diz Anfavea

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de veículos no Brasil em fevereiro caiu dois dígitos na comparação com janeiro e sobre o mesmo mês do ano passado, acumulando no bimestre desempenho bem abaixo do esperado para o ano pela associação que representa as montadoras, Anfavea.

Segundo a entidade, a produção de fevereiro somou 131,3 mil unidades, queda de 12,5 por cento sobre janeiro e baixa de 36,4 por cento sobre o mesmo período do ano passado.

No bimestre, o setor acumulou queda de 31,6 por cento no volume produzido, a 281,4 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. A expectativa do setor para 2016 é de alta de 0,5 por cento na produção.

Em fevereiro, várias montadoras do país adotaram esquemas de redução de atividade que incluíram férias coletivas diante de estoques elevados e vendas que seguiram em queda.

Os licenciamentos de veículos novos no mês passado caíram 5,5 por cento sobre janeiro e 21 por cento sobre fevereiro de 2015, a 146,8 mil unidades. No bimestre, a queda acumulada foi de 31,3 por cento, a 302,1 mil veículos.

O setor segue enxugando seus quadros. O número de postos ocupados nas montadoras em fevereiro foi de 130.262 posições, 8,5 por cento abaixo do registrado no final de fevereiro do ano passado.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos