Ações europeias atingem mínima de 1 semana após dados da China pressionarem mineradoras

Por Atul Prakash e Alistair Smout

LONDRES (Reuters) - As ações europeias atingiram a mínima de uma semana nesta terça-feira, após dados fracos do comércio da China, maior consumidor mundial de metais, pressionar os preços de metais industriais e o setor de mineração.

Os dados de fevereiro do comércio da China foram muito mais fracos do que a expectativa de economistas, com as exportações sofrendo seu maior tombo em mais de seis anos, dias após os líderes em Pequim buscarem assegurar aos investidores que a perspectiva para a segunda maior economia do mundo é sólida.

O índice STOXX 600 de matérias-primas recuou 9,3 por cento, maior queda setorial, pressionado pelas perdas das ações da BHP Billiton, Anglo American, Rio Tinto e Glencore de entre 8,5 e 18,1 por cento.

"Exportações chinesas muito mais fracas indicam claramente mais problemas para a economia chinesa nos meses à frente, com a desaceleração do crescimento global continuando a pesar", disse o operador do City of London Markets Markus Huber.

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 teve queda de 0,9 por cento, a 1.329 pontos, após tocar o menor nível em uma semana.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,92 por cento, a 6.125 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,88 por cento, a 9.692 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,86 por cento, a 4.404 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,23 por cento, a 18.017 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,53 por cento, a 8.740 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,4 por cento, a 4.860 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos