Índice acionário europeu sobe com perspectiva de fusões impulsionando ações da Telecom Italia e Mediaset

Por Danilo Masoni e Sudip Kar-Gupta

MILÃO/LONDRES (Reuters) - O principal índice de ações europeias subiu nesta quarta-feira ajudado pelos ganhos da Telecom Italia e Mediaset com a perspectiva de possíveis acordos de fusão e aquisição com rivais francesas.

O índice FTSEurofirst 300 teve alta de 0,45 por cento, a 1.335 pontos, após cair 0,9 por cento na sessão anterior, para próximo de sua mínima em uma semana. O índice de blue chips da zona do euro Euro Stoxx 50 subiu 0,47 por cento, para 3.016 pontos.

Alguns investidores disseram que a confiança foi ajudada pelas expectativas de mais medidas de estímulo monetário do Banco Central Europeu na quinta-feira.

A Telecom Italia subiu 1,55 por cento após declarações dos líderes italianos e franceses de que querem criar grandes companhias que possam competir na Europa.

Os comentários vieram após declarações do chefe da companhia de telecomunicações francesa Orange de que pode buscar um possível acordo de fusão com a Telecom Italia se sua principal acionista, a Vivendi, convidá-lo.

A Mediaset disparou 6,84 por cento após fontes dizerem que a companhia de televisão controlada pelo ex primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi está negociando a venda de seu negócio de TV paga para a Vivendi.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,34 por cento, a 6.146 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,31 por cento, a 9.723 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,49 por cento, a 4.425 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,06 por cento, a 18.208 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,24 por cento, a 8.761 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,55 por cento, a 4.887 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos