EUA e Coreia do Sul simulam exercícios de guerra, e Coreia do Norte ameaça inimigos

  • Ahn Young-joon/AP

    10.mar.2016 - Norte-americanos fazem exercício militar com a Coreia do Sul em Pocheon, próximo à fronteira com a Coreia do Norte

    10.mar.2016 - Norte-americanos fazem exercício militar com a Coreia do Sul em Pocheon, próximo à fronteira com a Coreia do Norte

POHANG,Coreia do Sul (Reuters) - Tropas dos EUA e da Coreia do Sul realizaram um grande exercício militar neste sábado, simulando uma ofensiva mar-terra contra defesas da Coreia do Norte em meio a tensões e ameaças do país de aniquilar seus inimigos.

Os esforços de chegada e ofensiva por mar, realizados na costa leste da Coreia do Sul, foram parte de um programa de exercícios de oito semanas realizado entre os dois aliados - considerados por Seul como o maior já realizado.

A Coreia do Norte classificou as manobras como "movimentações de guerra nuclear" e ameaçou responder com uma ofensiva.

A tensão na península coreana tem sido alta desde que o Norte conduziu seu quarto teste nuclear em janeiro, tendo também efetuado um lançamento de foguete de longa distância no mês passado, originando novas sanções das Nações Unidas.

Cerca de 55 aeronaves da Marinha dos EUA e 30 navios norte-americanos e sul-coreanos participaram dos exercícios próximos das praias da cidade de Pohang, segundo militares.

"Eles vão adentrar defesas nacionais da praia inimiga, estabelecer uma presença na praia e rapidamente posicionar forças e suporte em terra", disse o comando militar dos EUA situado na Coreia do Sul, em comunicado antes do exercício.

Militares da Coreia do Norte disseram estar preparados para contra-atacar os EUA e a Coreia do Sul "com um ataque preciso" ao estilo coreano.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos