Ações de montadoras e mineradoras ajudam principal índice europeu a fechar em alta

Por Sudip Kar-Gupta e Atul Prakash

LONDRES (Reuters) - O principal índice europeu ampliou os ganhos nesta segunda-feira, com as ações automobilísticas impulsionadas pela perspectiva positiva para o setor e as mineradoras ajudadas pela estabilização dos preços do cobre abaixo das máximas de quatro meses.

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subiu 0,67 por cento, a 1.356 pontos, enquanto o índice de blue chips da zona do euro Euro Stoxx 50 avançou 0,59 por cento para 3.091 pontos.

O índice de mineração teve alta de 1,75 por cento, o maior ganho setorial do índice FTSEurofirst 300, após dados da China no fim de semana e declarações do principal regulador do mercado do país acalmarem as preocupações sobre a saúde da segunda maior economia do mundo e a perspectiva para a demanda por metais.

O índice automobilístico e de peças STOXX Europe 600 teve ganho de 1,56 por cento, na sequência da classificação positiva do Kepler Cheuvreux, que melhorou sua posição em relação a companhias como Daimler, Peugeot, BMW e Continental.

Os bancos italianos também sustentaram o mercado. O Monte dei Paschi di Siena teve ganho de mais de 10 por cento, com os operadores citando a especulação de que a holding estatal Cassa Depositi e Prestiti pode intervir em um resgate patrocinado pelo governo ao banco com problemas. As ações do Carige tiveram alta de 3,7 por cento, enquanto o Banco Popolare teve ganho de 2,64 por cento.

Analistas disseram que os bancos dos chamados países "periféricos" da zona do euro --Itália, Espanha e Portugal-- vão continuar a subir com os planos do Banco Central Europeu de uma nova rodada de financiamento barato ao setor.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,57 por cento, a 6.174 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,62 por cento, a 9.990 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,31 por cento, a 4.506 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,03 por cento, a 18.981 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,57 por cento, a 9.142 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,55 por cento, a 5.080 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos