Dois terços dos venezuelanos querem renúncia de Maduro ainda este ano

Alexandra Ulmer

Em Caracas

  • Palacio Miraflores/Reteurs

    O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

    O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Pouco menos de dois terços dos venezuelanos consideram que a presidência de Nicolás Maduro deve terminar neste ano, à medida que a oposição busca sua renúncia em meio a uma aguda crise econômica, mostrou uma pesquisa.

O modelo econômico da Venezuela e a queda nos preços do petróleo, maior exportação do país, originaram um desabastecimento de todos os tipos de produtos, de arroz a contraceptivos, assim como uma inflação de três dígitos e uma profunda recessão.

No total, 63,6% dos venezuelanos dizem que Maduro deveria renunciar neste ano ou sofrer um referendo revogatório, contra cerca de 29,3% dos venezuelanos que querem que ele se mantenha no cargo até 2019, quando seu mandato terminará, de acordo com uma pesquisa vista pela Reuters no sábado.

A grande maioria, 90,9%, dos entrevistados pela Datanalisis em fevereiro viu a situação do país como negativa.

Aprovação, no entanto, subiu

Mas a aprovação de Maduro subiu para 33,1%, ante 32% em janeiro, com a pontuação negativa caindo para 63,4%, ante 66,4%.

A vitória legislativa da oposição em dezembro tem polarizado novamente partes do país, e Maduro teve certo sucesso em rotular seus rivais políticos como elitistas incapazes de resolver a crise econômica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos