Pelé processa Samsung por imagem em anúncio de jornal nos EUA

  • Reprodução/Sportingnews

    Sósia do ex-jogador teria sido usada em propaganda da empresa em jornal

    Sósia do ex-jogador teria sido usada em propaganda da empresa em jornal

O tricampeão mundial pela seleção brasileira Pelé processou a Samsung Electronics em pelo menos 30 milhões de dólares, alegando que a companhia sul-coreana usou inapropriadamente e sem permissão um sósia dele em propaganda publicada no jornal The New York Times.

De acordo com a ação apresentada neste mês em um tribunal federal de Chicago, a Samsung fez o anúncio de televisores de alta definição em outubro após romper negociações em 2013 para usar a imagem de Pelé para promover seus produtos.

Embora a propaganda não mencione Pelé, inclui uma imagem de um homem que "lembra bastante" ele, e uma pequena foto de um jogador de futebol realizando um "chute de bicicleta, aperfeiçoado e notoriamente usado por Pelé", de acordo com a ação.

Grande parte da renda de Pelé, 75 anos, vem de propagandas e, segundo a acusação, o anúncio irá afetar o valor dos direitos de imagem do ex-atleta e confundir consumidores que podem acreditar que ele endossa produtos Samsung.

A porta-voz da Samsung Danielle Cohen se negou a comentar.

A queixa foi apresentada pela Pele IP Ownership LLC, que controla a marca Pelé e os direitos de imagem do ex-jogadore. É datada em 16 de março e foi relatada anteriormente pelo Chicago Sun-Times.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos