Principal índice europeu atinge mínima de 1 mês com queda do petróleo

Atul Prakash

LONDRES (Reuters) - O principal índice de ações europeias atingiu a mínima de um mês no primeiro dia de operações do trimestre, nesta sexta-feira, com os papéis de energia afetados pelos preços mais fracos do petróleo e enquanto a Osram recuou após a empresa ser retirada da lista de principais fornecedores da Apple.

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 teve queda de 1,5 por cento, a 1.306 pontos, tendo atingido seu menor nível em um mês mais cedo na sessão. O índice acumulou perdas de 7,7 por cento no primeiro trimestre.

Os mercados acionários europeus permaneceram no território negativo após o relatório de emprego dos Estados Unidos ser publicado.

Alguns operadores apontaram para o fato de a taxa de desemprego ter subido para 5 por cento, da mínima de oito anos e meio de 4,9 por cento, tornando mais provável que os Estados Unidos evite elevar os juros em um futuro próximo.

As ações de energia caíram 2,7 por cento, com o recuo do petróleo pressionando as ações da BP e da Total.

A alemã Osram caiu 0,8 por cento após a companhia não aparecer mais na lista dos principais fornecedores da Apple, mas as ações da siderúrgica Thyssenkrupp subiram 4,9 por cento depois que o jornal alemão Rheinische Post noticiou que a indiana Tata Steel está planejando comprar uma fatia da unidade europeia de aço da ThyssenKrupp.

. Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,47 por cento, a 6.146 pontos.

. Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,71 por cento, a 9.794 pontos.

. Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,43 por cento, a 4.322 pontos.

. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,88 por cento, a 17.776 pontos. . Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,38 por cento, a 8.602 pontos.

. Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,61 por cento, a 4.989 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos