Ações europeias sobem sustentadas por petróleo e resultados corporativos

Por Danilo Masoni e Atul Prakash

MILÃO/LONDRES (Reuters) - As ações europeias tiveram leve alta nesta terça-feira, sustentadas pelos preços mais firmes do petróleo e por resultados corporativos animadores, com as altas da fabricante de papel UPM e da petroleira BP após dados melhores que o esperado.

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 teve alta de 0,21 por cento, a 1.367 pontos, após fechar a sessão anterior com queda de 0,6 por cento e atingir máxima de três meses na semana passada.

A UPM saltou 9 por cento, segundo maior ganho do índice FTSEurofirst 300, após divulgar um aumento de 34 por cento em seu lucro operacional ajustado no primeiro trimestre.

O índice de petróleo e gás subiu 1,1 por cento após o preço do petróleo avançar com um dólar mais fraco e uma injeção de dinheiro novo no mercado, ainda que alguns analistas alertem para maior produção da Arábia Saudita e Irã.

As ações da BP subiram 4,3 por cento. O lucro da companhia despencou 80 por cento no primeiro trimestre, mas superou as expectativas dos analistas. A companhia também manteve seus dividendos e disse que pode cortar ainda mais os gastos de capital.

Os bancos subiram 2,5 por cento, maior ganho setorial. O Standard Chartered disparou 9,8 por cento após divulgar resultados melhores do que o esperado no primeiro trimestre e dizer que os custos de reestruturação estão em linha com seus planos.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,38 por cento, a 6.284 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,34 por cento, a 10.259 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,28 por cento, a 4.533 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,45 por cento, a 18.670 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,56 por cento, a 9.283 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,75 por cento, a 5.029 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos