Filipinas votam por novo presidente na 2a-feira; candidato favorito é comparado a Trump

MANILA (Reuters) - As Filipinas votarão por um novo presidente na segunda-feira após uma amarga campanha eleitoral que revelou o desgosto popular com a elite governante do país por fracassar em combater a pobreza e a desigualdade apesar de anos de crescimento econômico.

Pesquisas de opinião dias antes da votação mostraram que Rodrigo Duterte - um prefeito cujo ríspido tom atraiu comparações com Donald Trump - estava confortavelmente à frente de seus quatro concorrentes à presidência. 

Sua campanha focou-se principalmente em lei e ordem e abordou a ansiedade popular quanto a corrupção, criminalidade e abuso de drogas, mas sua retórica incendiária e defesa de assassinatos extrajudiciais tem despertado preocupações de que ele possa ser um ditador.

Apesar dessa preocupações, a empresa de pesquisas de risco global Eurasia Group disse em um relatório que, independentemente de quem vencer a corrida presidencial, o próximo presidente provavelmente deve continuar políticas que favorecem o crescimento econômico e a orientação por reformas estabelecidas por Benigno Aquino. 

(Por Manuel Mogato e Karen Lema)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos