Microsoft reduzirá negócio de smartphones e pretende cortar 1.850 postos de trabalho

HELSINQUE (Reuters) - A Microsoft disse nesta quarta-feira que reduzirá seu negócio de smartphones com o corte de 1.850 postos de trabalho, a maioria na Finlândia, e fará uma baixa contábil de 950 milhões de dólares pela operação.

A companhia norte-americana, que entrou no negócio de telefones em 2014 com a compra da unidade de dispositivos móveis da finlandesa Nokia, disse que vai simplificar o negócio de smartphones e fechar sua unidade de pesquisa e desenvolvimento em Tampere, Finlândia.

A Microsoft afirmou que continuará a desenvolver a plataforma Windows 10 Mobile e a oferecer suporte aos smartphones Lumia, mas não quis dizer se desenvolverá novos telefones.

"Estamos focando nossos esforços em telefonia onde temos diferencial", disse o presidente-executivo da empresa, Satya Nadella, em comunicado.

"Continuaremos a inovar em dispositivos e em nossos serviços para a nuvem em todas as plataformas móveis".

Neste mês, a Microsoft vendeu seu negócio de feature phones de entrada por 350 milhões de dólares.

A empresa comprou a unidade da Nokia, que antigamente dominava o mercado, por cerca de 7,2 bilhões de dólares, mas falhou em reestruturar o negócio e no ano passado anunciou baixas contábeis de 7,5 bilhões de dólares e cortes de 7.800 postos de trabalho.

(Por Jussi Rosendahl e Tuomas Forsell)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos