Turco é condenado a 108 anos de prisão por abusar de meninos refugiados

Em Ancara (Turquia)

  • Murad Sezer/Reuters

    Campo de refugiados de Nizip, na Turquia, onde o acusado trabalhou como faxineiro

    Campo de refugiados de Nizip, na Turquia, onde o acusado trabalhou como faxineiro

Um faxineiro turco de um campo de refúgio para sírios fugindo da guerra em seu país foi condenado a 108 anos de prisão nesta sexta-feira (3) por abusar sexualmente de meninos, um caso que ressaltou a vulnerabilidade das crianças refugiadas.

O homem de 29 anos não negou as acusações, mas disse que muitos funcionários e administradores dos campos estão envolvidos, relatou a agência de notícias Dogan. Ele afirmou ter pago entre US$ 0,70 e US$ 1,70 às crianças antes de violá-las, nos banheiros do campo.

Faxineiro do campo de Nizip, em Gaziantep, no sudeste da Turquia, ele abusou de meninos com idade entre 8 anos e 12 anos durante pelo menos três meses, até o início deste ano, noticiaram a Dogan e outras mídias.

Ele foi condenado por violentar oito meninos sírios, cujas famílias apresentaram queixas, disse a associação de advogados da região. A mídia local disse que parentes de outras vítimas mantiveram silêncio por medo de serem deportados.

O caso provocou uma revolta generalizada na Turquia, que se vangloria de sua reação humanitária à guerra civil na Síria, por ter acolhido 2,7 milhões de refugiados. O campo, que abriga cerca de 14 mil pessoas, foi visitado pela chanceler alemã, Angela Merkel, em abril.

Cerca de um décimo dos refugiados sírios em território turco vivem em campos gerenciados pela Autoridade de Administração de Desastres e Emergências, entidade governamental que, diante do caso, disse no mês passado estar adotando todas as medidas necessárias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos