Hillary tem 11 pontos de vantagem sobre Trump, diz pesquisa

Chris Kahn

  • AFP - 14.jan.2016 e 4.fev.2016

    Donald Trump e Hillary Clinton, pré-candidatos à Presidência dos Estados Unidos

    Donald Trump e Hillary Clinton, pré-candidatos à Presidência dos Estados Unidos

A democrata Hillary Clinton tem 11 pontos de vantagem sobre o republicano Donald Trump na disputa pela Presidência dos Estados Unidos, mostrando pouca mudança no cenário depois de ela se tornar a provável candidata do Partido Democrata nesta semana, segundo uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta sexta-feira (10).

A pesquisa online, realizada de segunda-feira a sexta-feira, mostra 46% dos prováveis eleitores apoiando Hillary, enquanto 34,8% preferem Trump. Outros 19,2% não apoiam nenhum candidato.

Os dois partidos realizam suas convenções em julho para definir os candidatos na eleição presidencial de 8 de novembro.

A liderança de Hillary é praticamente a mesma de uma semana atrás, antes de ela conseguir um número suficiente de delegados para conquistar a indicação do partido e antes de Trump atrair críticas de ambos os partidos por questionar a imparcialidade de um juiz mexicano-americano.

Trump, 69, conseguiu um grande impulso depois de tornar-se o provável candidato republicano, em maio. Depois de ficar atrás de Hillary, 68, por boa parte do ano, ele eliminou brevemente a diferença de dois dígitos que tinha para a rival e se igualou nas pesquisas à ex-secretária de Estado.

Hillary derrotou nesta semana seu rival interno pela indicação democrata, Bernie Sanders, 74, em quatro das seis prévias realizadas, as mais importantes delas sendo as da Califórnia e de Nova Jersey, e conquistou o apoio do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, do vice, Joe Biden, da senadora Elizabeth Warren, de Massachusets, e de outros líderes partidários.

A pesquisa divulgada nesta sexta-feira foi feita junto a 1.276 pessoas e tem intervalo de credibilidade, uma medida da precisão do levantamento, de 3,2 pontos percentuais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos