Candidato a premiê britânico diz que imigração é ponto decisivo em negociação sobre saída da UE

Em Londres

  • Leon Neal/AFP

O Reino Unido precisa manter o controle sobre a imigração nas negociações sobre a desfiliação britânica da União Europeia, disse nesta quarta-feira (29) Stephen Crabb, o primeiro candidato oficial a se apresentar para suceder o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

Secretário do Trabalho e da Previdência do Reino Unido, Crabb, que defendeu a permanência do Reino Unido no referendo da semana passada, descartou realizar outra votação e disse que seu Partido Conservador e o país precisam agora se unir e se concentrar na negociação do melhor acordo possível para a saída do bloco.

Cameron, que liderou a campanha pela permanência, anunciou sua renúncia depois que os britânicos escolheram o rompimento com 52 por cento de votos favoráveis à saída em um referendo. Os governistas conservadores irão escolher uma nova liderança até o começo de setembro.

Crabb, parlamentar desde 2005, disse ser vital que o Reino Unido busque um relacionamento econômico tão estreito com a UE quanto teve até hoje, mas que também está claro que é necessário adotar limites para a imigração.

"O povo britânico quer ter controle sobre a imigração... para nós, essa é a linha limite", afirmou Crabb ao lançar sua postulação a uma candidatura a premiê.

"O Brexit (saída da UE) precisa cumprir o que promete", disse, acrescentando que a nação deveria iniciar discussões sobre um acordo de livre comércio com a UE imediatamente e que exigiria a supremacia da lei britânica sobre a lei do bloco.

Ele admitiu que seria desafiador conciliar o controle da imigração com o pleno acesso ao mercado comum, mas que a tarefa de um governo futuro "deve ser obter uma série de arranjos que se aproxime tanto quanto possível do que temos atualmente".

O referendo de separação desencadeou uma das maiores crises do Reino Unido nos tempos modernos, fazendo os dois grandes partidos mergulharem em um turbilhão, dilapidando as ações globais no valor recorde de 3 trilhões de dólares e fazendo a libra esterlina cair para seu nível mas baixo em uma geração.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos