STJD da natação considera Etiene Medeiros inocente em caso de doping

SÃO PAULO (Reuters) - O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da natação declarou que a nadadora Etiene Medeiros é inocente em um caso de exame antidoping positivo para a substância proibida fenoterol, informou a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) nesta quinta-feira.

Com a decisão, Etiene está liberada para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto, de acordo com a assessoria de imprensa da CBDA.

Em sessão de julgamento na noite de quarta, o STJD decidiu por unanimidade "que nenhuma culpa ou negligência poderia ser imputada à atleta, declarando assim a sua inocência", disse a CBDA em comunicado.

A substância encontrada na amostra de Etiene é usada na medicina como antiasmática, mas consta na lista de elementos proibidos no esporte, pois também pode ter um efeito estimulante.

O teste foi realizado na atleta de 25 anos em 8 de maio, período fora de competições, e a contraprova confirmou o resultado positivo.

Etiene está entre as principais nadadoras do país, tendo alcançado o índice olímpico para as provas dos 50m e 100m estilo livre e 100m costas, além de fazer parte do revezamento feminino do Brasil.

(Por Tatiana Ramil)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos