Traficantes usam Uber no México para transportar imigrantes à fronteira com EUA

Alizeh Kohari

Da Cidade do México

  • REUTERS/Shannon Stapleton -

Traficantes de pessoas, que cada vez inventam formas mais criativas para burlar autoridades, começaram a usar motoristas de Uber para transportar imigrantes centro-americanos sem documentação pelo México até a fronteira com os Estados Unidos.

No dia 10, cinco carros que transportavam 34 imigrantes centro-americanos foram detidos enquanto viajavam em caravana entre os estados Zacatecas e Coahuila, norte do México, disse Segismundo Doguin, do Instituto Nacional de Migração (INM).

Dos cinco veículos, quatro estavam ligados ao Uber, explicou Doguin, embora não ficasse claro se os traficantes tinham pedido os carros pelo aplicativo. Os motoristas disseram que não eram donos dos carros, mas que trabalhavam como motoristas de Uber.

Houve um forte crescimento neste ano no número de centro-americanos que tentam chegar ilegalmente aos Estados Unidos, tema recorrente na campanha presidencial do país, com o candidato republicano Donald Trump prometendo construir um muro ao longo da fronteira com o México para manter imigrantes fora.

Os funcionários de migração do México atribuem o aumento no número de imigrantes à busca de novas rotas para burlar os pontos de controle, utilizando novas formas de transporte.

O Uber México disse que não tem responsabilidade no ocorrido, mas que estava colaborando com as investigações.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos