Trump ataca Hillary Clinton com imagem de estrela judaica

Em Nova York

  • AFP - 14.jan.2016 e 4.fev.2016

O candidato republicano à Presidência dos EUA, Donald Trump, tuitou neste sábado (2) uma imagem da rival Hillary Clinton ao lado de notas de cem dólares e uma estrela judaica com as palavras "candidata mais corrupta de todas!", provocando indignação e perplexidade na mídia social.

Duas horas após seu tuíte inicial, Trump postou uma imagem similar em que a estrela de seis pontas de Davi --que aparece na bandeira de Israel e que os judeus foram obrigados a usar em suas roupas pelos nazistas durante o Holocausto-- foi substituída por um círculo. O tuíte original foi excluído.

Críticos disseram que a imagem que caracteriza a estrela relembra estereótipos antissemitas centenários, como a crença de que os judeus são gananciosos.

"Acabo de ver o tuíte com a Estrela de Davi de #DonaldTrump. Estou impressionado com sua capacidade de encontrar uma forma de insultar todo tipo de ser humano", escreveu o roteirista Cole Haddon no Twitter.

Os tuítes tiveram como origem a conta de Trump, @realDonaldTrump, e não mencionavam outros usuários.

Não está claro se alguém dentro da campanha de Trump produziu a imagem ou se seria de outro lugar. Hope Hicks, porta-voz de Trump, não quis comentar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos