Venda de veículos novos tem leve alta sobre maio, diz Fenabrave

SÃO PAULO (Reuters) - As vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil em junho subiram 2,56 por cento sobre maio, mas seguiram mostrando queda de dois dígitos sobre um ano antes, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela associação de concessionários, Fenabrave.

Os licenciamentos em junho somaram 171.792 veículos novos, queda de 19,16 por cento sobre o mesmo mês do ano passado. Com o resultado, as vendas acumuladas na primeira metade do ano foram de 983.599 unidades, queda de 25,4 por cento sobre o primeiro semestre de 2015.

Pela média de dias úteis, os emplacamentos de junho seguiram mostrando fraqueza do mercado, sendo equivalentes a 7,8 mil unidades ante cerca de 8 mil em maio.

"Já estamos notando uma melhora nos índices de confiança, tanto por parte de consumidores como de investidores, mas não imaginamos grandes mudanças nos dados do setor até que o cenário político se defina. Os números do setor apontam que retornamos uma década em resultados de vendas", disse em comunicado à imprensa o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr.

A entidade manteve suas projeções para as vendas de veículos novos este ano, de queda de 20 por cento em automóveis e comerciais leves e de 23 por cento em caminhões. "Essas projeções já consideram uma melhora no quadro geral da economia e do setor, pois, se os dados se mantivessem como no início do ano, os resultados seriam piores", disse Assumpção Júnior.

Considerando apenas caminhões, um dos termômetros do nível de confiança na economia, as vendas subiram 3,15 por cento sobre maio, mas recuaram 32,5 por cento na comparação com o mesmo mês de 2015, para 4.188 unidades. No semestre, as vendas do segmento tiveram tombo de quase 32 por cento, para 25,4 mil caminhões.

No segmento de carros e comerciais leves, as vendas somaram 166.410 unidades, alta mensal de 2,6 por cento e queda anual de 8,5 por cento.

O automóvel mais vendido no mês passado foi o hatch compacto Onix; da General Motors, com 11.566 emplacamentos, seguido pelo rival HB20, da Hyundai, com 9.533 licenciamentos; e Sandero, da Renault, com vendas de 6.013 unidades.

No acumulado do semestre, Onix e HB20 ficaram com a primeira e segunda posições do ranking, respectivamente, com emplacamentos de 68.535 e 55.922 unidades; seguidos pelo compacto Ka, da Ford, com 34.571 vendas.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos