Homem-bomba que feriu 15 na Alemanha declarou lealdade ao Estado Islâmico, diz ministro

Por Thomas Krumenacker e Andrea Shalal

ANSBACH, Alemanha (Reuters) - O homem que explodiu a si mesmo no sul da Alemanha ferindo 15 pessoas havia declarado lealdade ao Estado Islâmico em vídeo encontrado em seu telefone celular, disse o ministro do Interior da Baviera nesta segunda-feira.

"Uma tradução provisória feita por um intérprete mostra que ele expressamente anunciou, em nome de Alá, e testemunhando sua lealdade a Abu Bakr al-Baghdadi (líder do Estado Islâmico)... um ato de vingança contra os alemães porque eles estão atrapalhando o caminho do Islã", disse Joachim Herrmann.

"Acho que após esse vídeo não há dúvida de que o ataque foi um ato terrorista com pano de fundo islamita."

O Estado Islâmico reivindicou o ataque, segundo a Amaq, uma agência de notícias que apoia o grupo extremista.

O agressor, um sírio de 27 anos que teve asilo negado na Alemanha há um ano, se explodiu do lado de fora de um festival de música na cidade de Ansbach, uma cidade de 40 mil habitantes a sudoeste de Nuremberg na Baviera. Foi o quarto ataque violento no país em menos de uma semana.

O agressor chegou na Alemanha há dois anos e vinha enfrentando problemas com a polícia relacionados ao consumo de drogas e outros crimes. Ele enfrentava um processo de deportação para a Bulgária

O incidente irá impulsionar a crescente inquietação pública sobre a política da chanceler Angela Merkel de portas abertas para refugiados, sob a qual mais de um milhão de imigrantes entraram na Alemanha ao longo do último ano, muitos fugindo da guerra no Afeganistão, Síria e Iraque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos