Apple pede que Suprema Corte dos EUA se pronuncie contra Samsung por patentes

Por Dan Levine

SAN FRANCISCO (Reuters) - A Apple pediu nesta sexta-feira à Suprema Corte dos Estados Unidos que abra o caminho para a fabricante do iPhone receber centenas de milhões em indenização da Samsung num caso envolvendo patentes de design de smartphones.

As principais concorrentes no mercado de smartphones no mundo vêm brigando por patentes desde 2011, quando a Apple processou a Samsung num tribunal da Califórnia por violação de patentes do iPhone, desenhos e aspectos da marca.

Nesta sexta-feira a Apple disse que a Samsung não deu provas que apoiem seu argumento de que os danos a patentes de design devem ter como base um componente e não todo o smartphone. A Apple disse que não há necessidade de a Suprema Corte enviar o caso de volta para um tribunal inferior para um novo processo.

Um representante da Samsung se recusou a comentar de imediato. A empresa tem dito que uma decisão favorável à Apple diminuiria a inovação e impactaria negativamente a economia.

Em 2012, a Samsung foi condenada a pagar 930 milhões de dólares à Apple, valor que a Samsung tem tentado reduzir desde então.

Em 2015, um Tribunal de Apelação reverteu parte da decisão, mas confirmou a violação de patentes, incluindo as referentes a bordas arredondadas da parte frontal do iPhone, bisel e grade colorida de ícones.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos