Passagem da tocha por Baixada Fluminense tem tumulto entre polícia e manifestantes

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A passagem da tocha olímpica dos Jogos do Rio pela Baixada Fluminense, nesta quarta-feira, foi marcada por protestos e confusão entre manifestantes e a polícia, com ao menos três pessoas feridas, e uma mudança forçada de trajeto.

Policiais que davam apoio à operação de passagem da chama pelo município de Duque de Caxias usaram spray de pimenta, bombas de efeito moral e dispararam tiros com bala de borracha para tentar dispersar manifestantes que tentavam impedir o revezamento do símbolo olímpico.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos três pessoas ficaram feridas por tiros de balas de borracha, entre elas uma menina de 10 anos. O trajeto da chama teve de ser alterado por conta da manifestação liderada por profissionais de ensino que cobravam melhores salários e condições de trabalho.

A Polícia Militar informou, por meio de nota, que um grupo de manifestantes arremessou pedras e pedaços de pau contra os agentes que tentavam liberar a via para o revezamento. "O batalhão de Choque precisou utilizar o uso progressivo de força", acrescentou.

Mais cedo, ainda na rápida passagem da tocha pelo Rio de Janeiro antes de seguir para a Baixada Fluminense, um dos condutores da tocha decidiu fazer um protesto inusitado.

Após entregar a tocha ao condutor seguinte, o homem abaixou o short e mostrou as nádegas com a inscrição “Fora Temer”.

O esquema de segurança da tocha foi reforçado no Estado do Rio desde o primeiro tumulto, registrado em Angra dos Reis, no sul do Estado. O serviço de inteligência da polícia já tinha identificado a possibilidade de protestos.

A tocha Olímpica chegou pela primeira vez ao Rio nesta quarta, a dois dias da cerimônia de abertura da Olimpíada, para uma breve passagem, e retornará à cidade na quinta para dois duas de revezamento até chegar ao Maracanã na sexta-feira para a abertura dos Jogos.

"O direito de protesto acaba quando invade o direito das outras pessoas de verem a tocha e quando os protestos colocam em risco a segurança do condutor, o que obriga as forças de segurança a agir", disse por telefone o diretor de Comunicação do comitê Rio 2016, Mario Andrada.

"Esse foi um incidente isolado, temo tido um revezamento muito tranquilo da tocha", acrescdentou.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos