Rumo Logística tem prejuízo de R$32,6 mi no 2º tri

SÃO PAULO (Reuters) - A Rumo Logística anunciou nesta quarta-feira que teve prejuízo líquido de 32,6 milhões de reais no segundo trimestre, refletindo o peso de juros mais altos sobre a dívida da empresa, ante lucro de 33,2 milhões de reais no mesmo período do ano passado.

As despesas financeiras do segundo trimestre subiram 22,5 por cento, para 406,6 milhões de reais, na comparação com um ano antes.

De abril a junho, o volume transportado pela companhia caiu 4 por cento, atingindo 11 bilhões de toneladas transportadas por quilômetro útil (TKU).

Segundo a Rumo, a queda no volume transportado refletiu a antecipação do escoamento da safra de soja para o primeiro trimestre e os menores volumes de produtos industriais.

Ainda assim, a receita líquida cresceu 12,8 por cento na mesma comparação, para 1,38 bilhão de reais.

O Ebitda consolidado do trimestre atingiu 593 milhões de reais, crescimento de 1 por cento comparado com um ano antes.

Para o segundo semestre, a Rumo prevê queda de cerca de 13 por cento na produção da segunda safra de milho. A redução, aliada ao mercado interno aquecido para a commodity, prejudica os volumes destinados a exportação, disse a Rumo. O maior impacto nos volumes de exportação de milho deve acontecer entre o fim de 2016 e início de 2017, previu a empresa.

O endividamento bruto total ao fim de junho era de 10,1 bilhões de reais, 5,6 por cento menor que no primeiro trimestre. A alavancagem recuou 19,7 por cento, para 3,99 vezes o Ebitda dos últimos 12 meses.

O volume de investimento no período somou 599,1 milhões de reais, crescendo 6,4 por cento sobre um ano antes.

(Por Aluísio Alves)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos