Senadores e presidente do STF reúnem-se na 4ª-feira para definir detalhes de sessão do impeachment

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que conduz o processo do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff no Senado, deve ser reunir com líderes de bancada da Casa para definir detalhes da sessão de julgamento final da petista, afirmou o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Segundo o senador, a reunião deve ocorrer na manhã da quarta-feira para decidir, inclusive, se haverá sessões no decorrer do fim de semana. A previsão é que o julgamento tenha início no dia 25 de agosto, às 9h.

“Amanhã (quarta-feira) às 11h vamos ter uma reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal e com todos os líderes para, a exemplo do que fizemos da vez anterior (quando ia ser votada a pronúncia de Dilma), discutirmos um roteiro para o julgamento do afastamento da presidente”, disse Renan.

Embora tenha afirmado que a decisão sobre o funcionamento do Senado durante o fim de semana será tomada em conjunto, o presidente do Congresso não se opôs à ideia.

“Uma coisa é você fazer numa sexta-feira, numa segunda-feira, ou num final de semana... uma sessão de julgamento do afastamento da presidente da República. Uma outra coisa é você estabelecer outros procedimentos, como oitivas de testemunhas, discussão, participação da defesa ou acusação”, afirmou.

Questionado sobre carta que Dilma deve divulgar na tarde desta terça-feira, em que deve defender a convocação de um plebiscito para consultar a população sobre novas eleições e sobre reforma política, Renan afirmou que “na democracia, a melhor saída sempre é a saída constitucional”.

“Um plebiscito, novas eleições, não estão previstos na Constituição, então isso não é bom”, disse.

O parlamentar, que também preside o Senado, afirmou que deve ainda se reunir com líderes na tarde desta terça para definir uma agenda de votações na Casa, caso da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que desvincula receitas da União, que estará pronta para ser votada na quarta-feira.

(Por Maria Carolina Marcello)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos