Sarkozy anuncia candidatura para eleição presidencial de 2017 da França

Em Paris

O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy anunciou nesta segunda-feira que vai concorrer à eleição presidencial do ano que vem.

Sarkozy perdeu a eleição de 2012 para o atual presidente francês, François Hollande, atualmente impopular.

"Decidi ser candidato para a eleição presidencial de 2017. Senti que tenho a força para liderar esta batalha em um momento perturbado em nossa história", escreveu Sarkozy em uma rede social.

"Este livro é o ponto de partida", comentou Sarkozy em sua conta no Twitter, onde é possível encontrar o texto da declaração.

 

Sarkozy concorrerá nas primárias da direita e do centro, que soma atualmente 13 pré-candidatos. O escolhido da chapa será conhecido em 27 de novembro.

Aos 61 anos, Sarkozy, cujo discurso, assim como o seu estilo, divide profundamente os franceses, poderia voltar a enfrentar o socialista Hollande e a líder da extrema-direita Marine Le Pen, que tem crescido consideravelmente nas pesquisas.

Hollande ainda não anunciou oficialmente sua candidatura para um segundo mandato. No entanto, o atual presidente está prestes a terminar seu mandato batendo recordes de impopularidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos