Brexit causa fuga de talentos para setor de tecnologia financeira em Berlim

BERLIM (Reuters) - A decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia elevou o número de trabalhadores do setor financeiro local a se procurar emprego no crescente setor de tecnologia financeira em Berlim, disseram várias das startups da cidade à Reuters.

A capital da Alemanha está lutando para se posicionar como centro do setor de tecnologia financeira e lar de 70 empresas, mais que o dobro do número em Frankfurt, o tradicional centro financeiro do país.

Empregadores dizem que é mais fácil atrair executivos para Berlim do que fazer com que as empresas se mudem pra Frankfurt, com potenciais talentos atraídos por custo de vida acessível, menos tempo de viagem e o uso disseminado do inglês.

"Tivemos mais de 50 candidatos sêniores de Londres nas últimas seis semanas", disse o cofundador e sócio administrativo da empresa de tecnologia financeira FinLeap, Ramin Niroumand.

Cerca de 70 por cento destes candidatos tinha um histórico em serviços financeiros, disse a FinLeap, acrescentando que convidou 20 para uma entrevista até o momento e ofereceu empregos a cinco deles.

Berlim tinha uma força de trabalho no setor financeiro de 13 mil pessoas em 2015, um quinto do tamanho do setor no Reino Unido, que emprega 61 mil pessoas, segundo a Ernst & Young.

(Por Caroline Copley)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos