Topo

Ataque com caminhão-bomba deixa pelo menos 11 mortos na Turquia

Ataque com caminhão-bomba provoca destruição em Cizre, Turquia - DHA via AP
Ataque com caminhão-bomba provoca destruição em Cizre, Turquia Imagem: DHA via AP

Dasha Afanasieva e Humeyra Pamuk

Em Ancara e Karkamis

26/08/2016 07h52Atualizada em 26/08/2016 10h52

Um ataque com um caminhão-bomba em uma delegacia no sudeste da Turquia, de maioria curda, deixou ao menos 11 mortos e feriu dezenas de pessoas nesta sexta-feira (26), dois dias após a Turquia iniciar operação contra o Estado Islâmico e militantes curdos na Síria.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse não haver dúvidas de que o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que trava uma insurgência de três décadas pela autonomia curda, seria o responsável pelo ataque na província de Sirnak, que faz fronteira com Síria e Iraque.

O gabinete do governador da província informou que 11 policiais foram mortos e 78 pessoas, entre elas três civis, ficaram feridas. Não houve reivindicação imediata de responsabilidade.

O ataque na cidade de Cizre é o mais recente em uma série de atos desde que um cessar-fogo com o PKK foi desfeito há mais de um ano, e acontece quando a Turquia tenta se recuperar da tentativa fracassada de golpe militar em julho.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, prometeu represálias contra os autores do atentado. "Daremos a resposta que estes (criminosos) vis merecem", disse Yildirim em entrevista à imprensa.

"Nenhuma organização pode tomar a Turquia como refém", acrescentou.