Governo do Egito foi cúmplice em corrupção na indústria do trigo, diz relatório

CAIRO/ABU DHABI (Reuters) - Um relatório de uma comissão de inquérito parlamentar sobre a corrupção na indústria de trigo do Egito considerou que o governo desempenhou um papel fundamental em "desperdiçar fundos públicos" no seu caro programa de subsídio de alimentos.

A Reuters analisou uma cópia do relatório que será apresentado no Parlamento na segunda-feira. Ele afirma que as entidades governamentais negligenciaram suas próprias instalações de armazenamento em favor de lugares privados menos regulados, fez contratos com "entidades falsas" e supervisionou reformas defeituosas que fizeram os gastos com subsídios aumentarem em vez de diminuírem, como declarou publicamente.

De contratos de silo a análises de orçamento para depoimento de funcionários da indústria, o relatório de mais de 500 páginas em pontos sobre a corrupção no trigo aponta o envolvimento do governo em administrar mal - por vezes, facilitando a fraude - subsídios destinados a incentivar a agricultura e alimentação de dezenas de milhões.

"Há falhas óbvias que se elevam ao nível de cumplicidade no ministério de alimentação e todos os seus órgãos de supervisão do sistema de aquisição de trigo", disse o relatório.

(Reportagem de Eric Knecht e Maha El Dahan)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos