GE lança nova turbina eólica no Brasil, vê retomada da demanda em 2018

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A norte-americana GE lançou nesta terça-feira uma nova turbina eólica no mercado brasileiro, com potência de 2,5 megawatts, o que a empresa destaca como uma aposta no país mesmo em um momento em que a crise econômica gera dúvidas quanto ao ritmo de contratação de novas usinas de geração nos próximos anos.

A turbina, produzida com atenção às características específicas do vento brasileiro, soma-se a outros lançamentos também anunciados nesta terça, como torres eólicas de 87 e 118 metros, e a um foco maior na oferta de serviços de operação e manutenção de usinas, que são as apostas da companhia até uma retomada efetiva da demanda.

"Teremos nos próximos dois anos uma demanda menor, mas isso é conjuntural", afirmou à Reuters a líder de Marketing e Produtos da GE Wind, Rosana Santos. "Em 2018 volta ao normal, em termos de volume, o país volta a crescer, é essa nossa aposta".

Enquanto isso, a companhia tem aumentado sua presença em serviços, com soluções como a tecnologia "power up", que tem como objetivo aumentar a produtividade dos parques.

"Esse enfoque maior em serviços ajuda a passar esse momento de crise", disse.

Rosana disse que a GE tem quase 6 gigawatts em turbinas eólicas no Brasil, entre máquinas já em operação e outras ainda em implementação.

A companhia é líder de mercado no segmento, onde ampliou a força com a aquisição da área de energia da francesa Alstom, que possuía uma forte base de clientes no país.

(Por Luciano Costa)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos