Trump discute muro na fronteira com presidente do México, mas não menciona pagamento

Na Cidade do México

  • Yuri Cortez/AFP

    O presidente do México (esq), Enrique Peña Nieto, e o candidato à Presidência dos EUA Donald Trump (dir) se encontram na Cidade do México

    O presidente do México (esq), Enrique Peña Nieto, e o candidato à Presidência dos EUA Donald Trump (dir) se encontram na Cidade do México

Donald Trump disse ao presidente do México, Enrique Peña Nieto, nesta quarta-feira que os Estados Unidos têm o direito de construir um muro na fronteira para impedir a imigração ilegal, mas o candidato republicano a presidente não se referiu a sua demanda de que o México pague por isso.

Numa visita inesperada a um país que ele frequentemente ataca por conta da imigração ilegal e do tráfico de drogas, Trump conversou com o líder mexicano na sua residência por cerca de uma hora.

"Nós discutimos, sim, o muro. Nós não discutimos o pagamento pelo muro. Isso vai ser mais tarde. Essa foi uma reunião muito preliminar. Foi uma reunião excelente", afirmou Trump.

Em comícios de campanha para as eleições de 8 de novembro, o empresário de Nova York diz com frequência para os seus simpatizantes que o México tem de pagar pelo muro.

Peña Nieto disse a Trump que os mexicanos merecem respeito.

"Os mexicanos nos EUA são honestos. Os mexicanos merecem o respeito de todos", declarou ele, próximo a Trump.

Políticos de oposição mexicanos criticaram duramente Peña Nieto por receber Trump, que tem acusado o México de enviar criminosos e estupradores pela fronteira e enganar os EUA em temas comerciais.

Algumas dezenas de pessoas se juntaram abaixo do monumento da independência mexicana no centro da capital para protestar contra a visita.

A visita de Trump à Cidade do México ocorreu horas antes do horário em que estava programado o seu muito antecipado discurso no Estado fronteiriço do Arizona sobre como ele vai combater a imigração ilegal se vencer as eleições.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos