Israel ataca base síria após morteiro cruzar fronteira

JERUSALÉM/AMÃ (Reuters) - Uma aeronave israelense atacou um posto de artilharia síria neste sábado depois que um morteiro perdido da guerra civil síria atingiu as colinas de Golã, área controlada por forças israelenses, de acordo com militares de Israel.

O morteiro caiu logo após a fronteira, sem deixar feridos, e em retaliação a força aérea de Israel alvejou "posições da artilharia do regime sírio", informaram os militares.

As forças israelenses já retaliaram de forma parecida no passado quando fogo cruzado da guerra síria atingiu as colinas de Golã, território que os israelenses capturaram da Síria na guerra de 1967.

A televisão estatal síria entrevistou uma fonte militar síria que afirmou que o ataque israelense tinha como objetivo ajudar uma ofensiva dos rebeldes radicais islamitas contra as tropas sírias.

Israel tem ficado à margem da guerra civil na Síria, se limitando a defender a fronteira nas colinas de Golã e ocasionalmente realizando ataques aéreos ou retornando fogo de artilharia caso haja alguma ameaça específica.

(Por Ari Rabinovitch e Suleiman Al-Khalidi)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos