Telescópio Hubble capta evidências de vapor de água em lua de Júpiter

(Reuters) - Astrônomos disseram nesta segunda-feira que observaram evidências de vapores de água saindo da lua Europa, de Júpiter, descoberta que pode tornar mais fácil saber se existe vida no oceano quente e salgado escondido abaixo de sua superfície congelada.

Os vapores aparentes detectados pelo Telescópio Espacial Hubble foram fotografados a cerca de 200 km acima da superfície da Europa antes de, presumivelmente, o material chuvoso ter voltado à superfície da lua, disse a Nasa.

A lua Europa, que é considerada uma das candidatas mais promissoras para vida no Sistema Solar além da Terra, ostenta um oceano global com duas vezes mais água que todos os mares da Terra escondido sob uma camada de gelo extremamente frio e duro, de espessura desconhecida.

Embora a perfuração no gelo para testar a água do oceano por sinais de vida possa ser uma tarefa assustadora, obter amostras de água dos vapores pode ser um projeto mais simples.

"Se os vapores forem reais, eles potencialmente nos dão um acesso mais fácil aos oceanos abaixo... sem precisar perfurar milhas de gelo", disse o pesquisador líder Williams Sparks, do Instituto de Ciências de Telescópios Espaciais em Greenbelt, Maryland.

(Por Irene Klotz)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos