Itaú Unibanco compra ativos de varejo do Citibank no Brasil por R$ 710 mi

  • Mark Lennihan/AP

SÃO PAULO (Reuters) - O Itaú Unibanco Holding S.A. anunciou neste sábado acordo para aquisição dos negócios de varejo conduzidos pelo Citigroup no Brasil por 710 milhões de reais.

De acordo com fato relevante, a operação inclui empréstimos, depósitos, cartões de crédito, agências, gestão de recursos e corretagem de seguros, assim como as participações societárias detidas pelo Citibank na TECBAN (Tecnologia Bancária S.A.) e na Cibrasec (Companhia Brasileira de Securitização).

"A operação envolverá a reestruturação societária de algumas sociedades do conglomerado Citibank, de modo que o negócio de varejo no Brasil seja cindido e transferido para sociedades que serão objeto da aquisição", diz o comunicado do Itaú, maior banco privado do país .

A conclusão da operação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições precedentes, incluindo a obtenção das aprovações do Banco Central do Brasil e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O Itaú disse que não espera que essa operação acarrete efeitos relevantes nos resultados deste exercício social.

O Itaú superou o Santander Brasil, que estava na disputa final pelos ativos de varejo da instituição financeira norte-americana no país.

Representantes de Itaú, Santander Brasil e Citigroup não puderam ser imediatamente contatados para comentar o assunto. O Citigroup havia anunciado anteriormente que irá manter uma unidade corporativa e de banco de investimento no país.

De acordo com as informações disponibilizadas pelo Itaú, a operação de varejo do Citibank no Brasil, de 71 agências, conta com, aproximadamente, uma base de 315 mil clientes correntistas, 35 bilhões de reais entre depósitos e ativos sob gestão, 1,1 milhão de cartões de crédito e 6 bilhões de reais de carteira de crédito.

Com essa aquisição, o Itaú Unibanco diz que passará a ter 1,404 bilhão de reais em ativos e que o impacto no capital principal do Itaú Unibanco decorrente desta transação é estimado em aproximadamente 40 pontos básico (Índice Basileia III).

 

(Por Paula Arend Laier, Guillermo Parra-Bernal e Bruno Federowski)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos