Mortos por furacão no Haiti sobem para 1.000; 1,4 milhão precisam de ajuda

Em Porto Príncipe

  • Xinhua/Unicef

O Haiti começou a enterrar mortos em valas comuns após a passagem do furacão Matthew, disse uma autoridade do governo no domingo, à medida que o cólera se espalhou por áreas devastadas e o número de mortos pelo desastre chegou a mil pessoas.

O furacão, a tempestade mais forte no Caribe em quase uma década, chegou ao Haiti com ventos de 233 quilômetros por hora e chuvas torrenciais que deixaram 1,4 milhão de pessoas com necessidade de ajuda humanitária, informou o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários.

Uma estimativa da Reuters a partir de números dados por autoridades locais indicou que mil pessoas foram mortas pela tempestade no Haiti, que possui população de cerca de 10 milhões de pessoas e é o país mais pobre das Américas.

Cólera se espalha por um Haiti devastado por furacão

O número oficial dado pela agência central de proteção civil é de 336 mortos, mas a contagem é mais lenta porque autoridades precisam visitar todas as vilas para confirmar os números.

Autoridades tiveram que começar a enterrar os mortos em valas comuns em Jeremie porque alguns corpos já estavam entrando em processo de decomposição, disse Keder Frenel, autoridade central sênior na região do Grand'Anse.

Frenel disse que só em Grand'Anse 522 pessoas morreram e há grande preocupação com a cólera. Ele disse que autoridades estão focadas em conseguir água e medicamentos para milhares de pessoas que estão em abrigos.

A cólera causa forte diarreia e pode matar em questão de horas caso não seja tratada. A doença se espalha a partir de água contaminada e possui um período curto de incubação, o que leva a rápidos surtos.

Como ajudar as vítimas do furacão no Haiti

Para ajudar as vítimas do furacão no Haiti, a Unicef, ligada à ONU, recebe doações em seu site. A doação pode ser mensal ou única, e o pagamento é feito por meio de cartões de crédito ou débito. Outra organização que está recebendo ajuda para atender os haitianos é a ActionAid. As duas instituições possui textos em português especialmente para doadores brasileiros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos