Topo

Adiantado, plantio da soja 2016/17 no Brasil alcança 29,8%, diz INTL FCStone

24/10/2016 16h06

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio da safra de soja 2016/17 no Brasil alcançou 29,8 por cento da área projetada até 21 de outubro, nível que em anos anteriores havia sido alcançado apenas na primeira quinzena de novembro, segundo avaliação divulgada nesta segunda-feira pela consultoria INTL FCStone.

A antecipação do plantio da nova safra se deve ao clima favorável que permitiu que produtores adiantassem a atividade de semeaduras após incertezas quanto à escassez de chuvas em setembro e outubro, afirmou a consultoria.

Segundo a INTL FCStone, o alto preço do milho no mercado doméstico tem incentivado produtores a ampliar o plantio do cereal na segunda safra.

"Nesse sentido, o primeiro objetivo de grande parte dos produtores de grãos para a safra 2016/17 passou a ser antecipar o máximo possível a semeadura de soja para possibilitar a ampliação da área de safrinha de milho", afirmou o diretor de inteligência de mercado da INTL FCStone, Thadeu Silva, em nota.

No Estado do Mato Grosso, o plantio está em 42,27 por cento da área projetada, segundo a estimativa do Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), citada pela FCStone, o que representa uma antecipação inédita.

"Esse nível foi atingido em anos anteriores de duas a quatro semanas mais tarde a depender da região do Estado", disse Silva.

Segundo pesquisa realizada pelo FCStone, as lavouras estão em ótimas condições, e muitas áreas já estão germinadas e em desenvolvimento vegetativo, com muitos produtores declarando intenção de fazer perto de 100 por cento da área para a segunda safra de milho.

Na maior parte das regiões do Mato Grosso, o ideal é que o plantio do milho seja realizado até meados de fevereiro. Considerando um ciclo de até 120 dias de soja, o plantio do milho no tempo ideal só será possível caso a soja seja semeada até a primeira semana de novembro, o que se concretizará considerando o atual nível de plantio, disse Silva.

A consultoria previu no início de outubro que a safra de soja do Brasil 2016/17 deverá atingir um recorde de 101,83 milhões de toneladas.

(Por Laís Martins)