Topo

Adolescentes refugiados sírios trabalham em fábricas de roupas britânicas na Turquia, diz BBC

25/10/2016 14h23

LONDRES (Reuters) - Adolescentes refugiados sírios trabalham em fábricas na Turquia fazendo roupas para a companhia britânica Marks & Spencer e a loja online ASOS, de acordo com uma investigação da BBC Panorama.

A investigação, exibida na noite de segunda-feira, mostrou jovens de no mínimo 15 anos trabalhando longas jornadas por pequenos salários, produzindo e passando roupas à ferro para serem enviadas ao Reino Unido.

Jornalistas da BBC tiraram fotografias de etiquetas da Marks & Spencer nas fábricas. Alguns refugiados sírios trabalhavam 12 horas por dia produzindo calças jeans para as marcas Mango e Zara, usando químicos sem proteção adequada, relatou a BBC.

Um porta-voz da Marks & Spencer disse: "Não encontramos previamente evidências de trabalhadores sírios empregados em fábricas que nos fornecem, então estamos muito desapontados com estas descobertas, que são extremamente sérias e inaceitáveis para a M&S".

A M&S informou que está trabalhando com a fornecedora turca para oferecer empregos legais permanentes para quaisquer funcionários diaristas sírios empregados na fábrica.

"A Mango possui tolerância zero com as práticas descritas no programa Panorama", disse uma porta-voz da Mango.

A companhia disse ter iniciado uma auditoria urgente e sem anúncios sobre as instalações envolvidas após notificação da BBC. "Sob nenhuma circunstância o uso de trabalho infantil de trabalhadores sírios foi detectado", disse.

Uma porta-voz da Inditex, que é dona da Zara, disse que a companhia investigou a reportagem da BBC.

"A fábrica que a BBC se refere, Goroteks, é uma lavanderia que já foi investigada pela Inditex antes das filmagens do Panorama ocorrerem. É atualmente alvo de medidas de melhoria", disse.