Topo

Papa diz acreditar que proibição de padres mulheres é para sempre

Papa Francisco fala aos jornalistas durante voo - Ettore Ferrari via AP
Papa Francisco fala aos jornalistas durante voo Imagem: Ettore Ferrari via AP

01/11/2016 16h44

O papa Francisco disse nesta terça-feira (1º)  acreditar que a proibição de mulheres se tornarem padres na Igreja Católica Romana é para sempre e nunca será alterado, em um de seus comentários mais definitivos sobre o assunto.

Ele falava a bordo do avião papal, voltando para Roma após passagem pela Suécia, em entrevista coletiva a repórteres, que se tornou uma tradição em voos de retorno após viagens ao exterior.

Uma repórter destacou que a chefe da Igreja Luterana, que recebeu Francisco na Suécia, era uma mulher, e então perguntou se ele pensa que a Igreja Católica irá permitir que mulheres sejam ordenadas nas próximas décadas.

"São João Paulo 2° teve a última palavra clara sobre isto e assim fica, assim fica", disse Francisco.

Francisco se referia ao documento de 1994 do papa João Paulo 2º que fechou a porta à entrada de mulheres como padres. O Vaticano diz que isto é parte infalível da tradição católica.

A repórter então pressionou o papa, perguntando: "Mas nunca? Nunca?".

Francisco respondeu: "Se lermos cuidadosamente a declaração de São João Paulo 2°, as coisas vão nesta direção".

Francisco havia dito previamente que a porta para ordenação de mulheres está fechada, mas apoiadores de mulheres como padres esperam que um próximo papa mude a decisão, particularmente por conta da escassez de padres no mundo.

A Igreja Católica diz que mulheres não podem ser ordenadas porque Jesus escolheu somente homens como apóstolos. Críticos dizem que Jesus só seguia as normas de sua época.