Topo

EUA pressionam para pacto do clima antes da posse de Trump

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse que o governo Obama fará tudo o que puder para implementar um acordo climático antes que Trump tome posse - Salvatore Di Nolfi/Keystone via AP
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse que o governo Obama fará tudo o que puder para implementar um acordo climático antes que Trump tome posse Imagem: Salvatore Di Nolfi/Keystone via AP

13/11/2016 13h16

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse neste domingo (13) que o governo de Barack Obama fará tudo o que puder para implementar um acordo global para combater as mudanças climáticas antes que o presidente eleito, Donald Trump, tome posse.

Kerry fez os comentários durante uma visita à Nova Zelândia pouco antes de partir para Marrakesh, no Marrocos, para participar de negociações climáticas entre 200 nações.

Trump, que chama o aquecimento global de uma fraude e prometeu abandonar o Acordo de Paris, estuda maneiras de contornar um procedimento de quatro anos para deixar o acordo, segundo uma fonte da equipe de transição Trump.

Kerry se recusou a especular sobre o que Trump poderia fazer sobre o Acordo de Paris e observou que às vezes há uma diferença entre fazer campanha e governar.

Mas o principal diplomata norte-americano deixou claro que para ele novas medidas para evitar as mudanças climáticas devem ser uma prioridade.

Trump: o 45º presidente da história dos EUA

AFP