Topo

Bolsas nos EUA encerram estáveis com pausa no avanço do setor bancário

02/12/2016 20h13

Por Chuck Mikolajczak

(Reuters) - Os principais índices acionários dos Estados Unidos fecharam com leves variações nesta sexta-feira, depois que os dados do mercado de trabalho norte-americano foram insuficientes para alterar as expectativas por uma alta de juros este mês e com ações do setor bancário perdendo fôlego.

Um relatório do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos mostrou que as empresas dos setores público e privado contrataram mais pessoas no mês passado do que os economistas esperavam, reforçando ainda mais as expectativas de um aumento da taxa de juros na próxima reunião do banco central dos EUA, em 13 e 14 de dezembro.

Mas a reação dos investidores ao relatório de emprego foi nula, pois aparentemente o mercado já precificaou uma alta dos juros neste mês.

O índice Dow Jones caiu 0,11 por cento, para 19.170 pontos, o S&P 500 avançou 0,04 por cento, para 2.191 pontos e o Nasdaq Composite subiu 0,09 por cento, para 5.255 pontos.

Na semana, o índice Dow Jones ganhou 0,1 por cento, o S&P 500 perdeu 1 por cento e o Nasdaq caiu 2,7 por cento.

Os principais índices de Wall Street atingiram uma série de recordes de alta nas últimas três semanas, após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA, com investidores apostando em setores que devem se beneficiar das promessas de campanha do republicano de redução de impostos, gastos com infraestrutura e desregulamentação bancária.

O índice financeiro do S&P 500 subiu 13,1 por cento desde a votação de 8 de novembro, enquanto o de setor industriais avançou mais de 7 por cento.

Mas o avanço no setor financeiro perdeu força nesta sexta-feira, e o índice terminou com queda de 1 por cento com o pior desempenho entre os 11 principais setores do S&P.

O Goldman Sachs, caiu 1,4 por cento, a primeira queda em quatro dias, enquanto o Bank of America recuou 1,3 por cento, o Citigroup perdeu 2,2 por cento e o Wells Fargo caiu 1,4 por cento.