Topo

Cortejo fúnebre com cinzas de Fidel chega a Santiago de Cuba, destino final

Cortejo com cinzas de final é saudado pelas ruas de Santiago de Cuba - Marcelo Garcia/AFP
Cortejo com cinzas de final é saudado pelas ruas de Santiago de Cuba Imagem: Marcelo Garcia/AFP

Diego Oré

De Santiago de Cuba (Cuba)

03/12/2016 18h06

Bandeiras de Cuba foram tremuladas enquanto o cortejo fúnebre de Fidel Castro aproximou-se do fim da sua jornada de três dias neste sábado (3), chegando à cidade de Santiago de Cuba, onde os restos mortais do líder revolucionário descansarão.

Amigos esquerdistas famosos de Castro, como o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o ex-jogador de futebol Diego Maradona, eram esperados para se despedirem na cidade onde Castro lançou sua revolução seis décadas atrás.

Os ex-presidentes brasileiros Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, do PT, chegaram neste sábado a Santiago de Cuba, para participar das homenagens finais a Fidel.

Fidel em Santiago - Yamil Lage/AFP - Yamil Lage/AFP
Crianças choram durante cortejo fúnebre de Fidel pelas ruas de Santiago de Cuba
Imagem: Yamil Lage/AFP

Na manhã de domingo (4), suas cinzas serão enterradas próximas aos restos do herói da independência de Cuba, José Martí, em um cemitério no lado leste da cidade, no que deve ser uma cerimônia solene.

Colocadas em um trailer atrás de um jipe verde do Exército, as cinzas de Castro percorreram 1.000 quilômetros, nos quais centenas de milhares de cubanos, muitos cantando "Eu sou Fidel!", alinharam-se nas ruas e reuniram-se em praças para um tributo final.

Castro, o feroz revolucionário que construiu um Estado comunista a 145 quilômetros dos Estados Unidos e sobreviveu a meio século de tentativas norte-americanas de derrubá-lo, morreu em 25 de novembro, aos 90 anos. 

Cortejo com as cinzas de Fidel Castro chega ao fim

Band Notí­cias