Topo

Comboio médico que deixava Aleppo é alvo de tiros durante tentativa de retirada de pessoas

Sírios feridos e seus parentes devem ser evacuados para área controlada pelo governo em Aleppo - Karam al-Masri/ AFP
Sírios feridos e seus parentes devem ser evacuados para área controlada pelo governo em Aleppo Imagem: Karam al-Masri/ AFP

Laila Bassam, Suleiman Al-Khalidi e Tom Perry

Em Beirute e Aleppo

15/12/2016 07h33

Uma tentativa de retirada de pessoas necessitadas de cuidados médicos de áreas tomadas por rebeldes no leste de Aleppo foi interrompida nesta quinta-feira (15) quando combatentes leais ao governo sírio atiraram contra o comboio, ferindo três pessoas, disse o chefe do serviço de ambulâncias.

Os veículos tinham objetivo de deixar a área sob um acordo de retirada de pessoas de áreas rebeldes, após os rápidos avanços em Aleppo por parte de forças do governo.

A desocupação do último enclave rebelde terminaria com anos de confrontos pela cidade, e marca uma grande vitória para o presidente sírio, Bashar al-Assad.

"O comboio foi baleado por forças do regime e temos três feridos, um deles da defesa civil... Eles foram levados de volta para áreas sitiadas", disse Ahmed Sweid, do serviço de ambulâncias, à Orient TV, pró-oposição.

Uma testemunha da agência de notícias Reuters em território próximo escutou tiros que duraram diversos minutos.

Uma autoridade de um grupo rebelde de Aleppo disse que o comboio médico parou antes de seguir para a parte sitiada no leste da cidade.

Uma autoridade síria disse à Reuters anteriormente nesta quinta-feira que esforços para organizar a saída de combatentes do leste de Aleppo teve início e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha disse ter recebido pedido de auxílio na desocupação.