Topo

Candidato francês usa holograma para fazer comício em Lyon e Paris ao mesmo tempo

Maya Nikolaeva, em Paris, e Catherine Lagrange, em Lyon

Em Paris

05/02/2017 16h44Atualizada em 08/02/2017 20h51

O candidato de extrema-esquerda francês, Jean-Luc Melenchon, adotou a tecnologia durante o lançamento de sua campanha presidencial em um comício em Lyon neste domingo (5), com um holograma seu em 3D aparecendo simultaneamente durante o discurso em outro evento eleitoral em Paris.

Melenchon, que estava usando uma jaqueta ao estilo nehru, usou a tecnologia de hologramas com a intenção de dar uma aparência moderna ao lançamento de sua campanha, que coincidiu com o da líder de extrema-direita Marine Le Pen.

Melenchon não é o primeiro político a utilizar tal tecnologia --em 2014, o então primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, usou um enorme holograma de si mesmo para obter mais apoio, enquanto o indiano Narendra Modi derrotou a oposição com uma campanha que incluiu hologramas de seus discursos em vilarejos por todo o país.

Melenchon tentou se posicionar neste domingo como o principal adversário de Marine Le Pen, escolhendo Lyon --e quase o mesmo horário-- para o lançamento de sua campanha.

Le Pen, falando em Lyon neste domingo, disse a milhares de apoiadores acenando com bandeiras e bradando "este é o nosso país" que ela iria protegê-los contra o fundamentalismo islâmico e a globalização se for eleita presidente em maio.

Há algumas semelhanças entre a plataforma de Melenchon e a de Le Pen, uma vez que ambos são céticos em relação à UE e à globalização, mas eles diferem fortemente em outras questões, incluindo imigração.