Topo

Papa Francisco diz que é errado construir muro e fazer outro "pagar por isso"

Andrew Medichini/AP
Imagem: Andrew Medichini/AP

Na Cidade do Vaticano

08/02/2017 15h09

O papa Francisco disse nesta quarta-feira (8) que a sociedade não deve criar "muros, mas pontes" para incentivar boas relações entre as pessoas, acrescentando que é errado ser rancoroso e dizer que vai fazer o outro "pagar por isso".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu construir um muro na fronteira com o México e fazer com que os mexicanos paguem por ele. O pontífice nascido na Argentina não mencionou Trump ou o muro especificamente em seus comentários.

Falando em sua audiência semanal, o papa falou sobre o chamado cristão "para não levantar muros, mas pontes, para não responder ao mal com o mal, para vencer o mal com o bem".

Em seguida, ele improvisou e acrescentou: "Um cristão nunca pode dizer 'eu vou fazer você pagar por isso!' Nunca, isso não é um gesto cristão. Uma ofensa é superada com perdão, vivendo em paz com todos".

No ano passado, ao responder um questionamento sobre o ponto de vista do então candidato Trump sobre a imigração e sua intenção de construir um muro na fronteira com o México, o papa Francisco disse que um homem com essas opiniões "não é cristão".

O papa disse em uma entrevista no mês passado que não iria formar uma opinião sobre Trump até que primeiro tivesse uma chance de ver as políticas específicas que o novo presidente dos EUA iria implementar.

Quando Trump tomou posse em 20 de janeiro, o papa enviou uma mensagem pedindo que ele fosse guiado por valores éticos, dizendo que deveria cuidar dos pobres e dos marginalizados durante seu tempo no governo.