Topo

Le Pen usa trechos de discurso de candidato derrotado na França; assessores negam plágio

Em seu discurso, Marine Le Pen usa trechos idênticos aos do candidato derrotado - Robert Pratta/ Reuters
Em seu discurso, Marine Le Pen usa trechos idênticos aos do candidato derrotado Imagem: Robert Pratta/ Reuters

Ingrid Melander e Sudip Kar-Gupta

Em Paris

02/05/2017 08h09

A candidata presidencial francesa de extrema-direita, Marine Le Pen, foi atacada nas redes sociais nesta terça-feira (2) por usar trechos de um discurso do ex-concorrente de direita François Fillon, o que assessores disseram ter sido "um aceno" aos eleitores do político conservador.

Embora o discurso tenha causado polêmica na internet devido ao suposto plágio, parece ter sido uma tentativa de Le Pen de atrair apoiadores de Fillon, que foi derrotado no primeiro turno da eleição, em 23 de abril, ao ficar em terceiro lugar com 20% dos votos.

Pesquisas mostram Le Pen perdendo para o candidato de centro e favorito Emmanuel Macron por cerca de 20 pontos na votação decisiva do próximo domingo, e ela precisa ampliar sua base para ter chance de vencer.

Fillon incentivou seus apoiadores a votarem em Macron.

Em uma parte de seu discurso de 1º de Maio, que dura cerca de 50 segundos, Le Pen falou sobre pessoas que aprendem francês na Argentina e na Polônia e sobre as listas de espera para estudar nas escolas oficiais de francês da Aliança Francesa no exterior, uma citação palavra por palavra de um discurso feito por Fillon em meados de abril.

Le Pen acrescentou ao comentário de Fillon que isso mostra que a França é mais do que uma potência militar e industrial, que a França "pode e deve" voltar a ser uma grande potência.

O assunto se tornou o segundo mais comentado no Twitter na França com a hashtag #plagiat (plágio, em francês).

Um usuário do Twitter, @RidiculeTV, publicou os dois trechos juntos.

O incidente lembrou outro ocorrido durante a eleição presidencial norte-americana do ano passado, quando um redator de campanha do então candidato Donald Trump se desculpou por um discurso da esposa de Trump, Melania, que rendeu acusações de plágio.

A equipe de Le Pen, porém, não se retratou. Florian Philippot, um vice-líder do partido Frente Nacional, disse que a legenda "admite completamente" o fato de que o discurso lembra um de Fillon.

Philippot disse à Radio Classique que o discurso de Le Pen foi "um aceno" ao de Fillon para "lançar um verdadeiro debate" sobre a identidade francesa. O ex-candidato não comentou de imediato.

A mais recente pesquisa Ipsos Sopra Steria mostrou nesta terça-feira Macron vencendo com 60% das urnas no segundo turno e Le Pen com os restantes 40%.